Localizado na comunidade de Novo Remanso, no município de Itacoatiara, no estado do Amazonas, o Terminal Portuário de Novo Remanso (TPNR) será um conjunto de 3 portos, sendo um para o embarque de grão, outro para combustível e outro para produtos diversos na linha de importação de componentes e exportação de produtos acabados da Zona Franca de Manaus.
O projeto é de propriedade do Grupo Simões. O primeiro terminal a operar será o de grãos, isto por conta do grande movimento de embarque nos portos do Arco Amazônico.
O terminal de grãos já está com obras em fase final, inclusive com o posicionamento das bóias que servirão para amarrar os navios.
As operações estão previstas para iniciarem no começo deste ano de 2023. Os serviços de praticagem serão realizados pelos práticos do Amazonas da ZP-02, que irá contribuir para um aumento significante no volume de grãos embarcados nos portos do Arco Amazônico.
É importante salientar que este volume de grãos embarcados nos portos do Arco Amazônico se deve à conclusão da rodovia BR-163, por onde é realizado o escoamento da safra de grãos do Centro-Oeste para os portos do Norte. Antes da conclusão, o escoamento era feito pelos portos de Santos e Paranaguá no Sudeste.
Na foto, o Terminal Portuário de Novo Remanso recebeu as boias de amarração dos navios em 02/10/2022
Professor Joilson Souza
Repórter Remanso
Comentários