Amazonino Mendes, morreu neste domingo, 12/02, aos 83 anos, em São Paulo.  O ex-governador do Amazonas estava internado no Hospital Sírio-Libanês, na capital paulista desde o natal de 2022. Segundo boletim de sábado (12), ele estava com quadro inalterado, mas estável, sem previsão de alta.

A família do político comunicou seu falecimento em uma nota de pesar em rede social: “A família de Amazonino Armando Mendes comunica com pesar o seu falecimento neste domingo (12/02), em São Paulo, aos 83 anos. Foi uma vida vitoriosa dedicada com muito amor à família e ao povo do Amazonas. Amazonino deixa um Legado incomparável, como homem e político. Lutou bravamente como poucos, mas agora descansa em paz!”
 
Obituário Amazonino Mendes
 

Carreira Política

4 vezes governador do Estado do Amazonas, 3 vezes prefeito de Manaus e 1 mandato como senador da república pelo Amazonas. Amazonino Mender foi um ator mercante da história recente do Amazonas. 
 
Nascido em Eirunepé, em 16 de novembro de 1939, Amazonino Armando Mendes ganhou destaque na política do Estado do Amazonas, principalmente nos anos 1980 e 1990.
 
Seu primeiro cargo de relevância nacional foi como prefeito de Manaus, função que ocupou pela primeira vez entre 1983 e 1985. Em 1987, tornou-se governador do Amazonas e, em 1991, senador pelo estado, exercendo o cargo de Senador da República entre 1991 e 1992.
 
Voltou à prefeitura de Manaus em 1993, após deixar o Senado, mas ficou pouco tempo. Em 1994, disputou novamente o governo do Amazonas e venceu a eleição. Desta vez, com a reeleição, ele governou o estado até 2003, quando deixou o cargo para Eduardo Braga.
 
O retorno de Amazonino à vida política ocorreu em 2009, ano em que voltou à prefeitura de Manaus, onde ficou até 2013. Seu último cargo foi como governador do Amazonas, função que exerceu pela terceira vez entre 2017 e 2019.
 

Legado de Amazonino Mendes

Entre as principais obras e ações de Amazonino Mendes  estão o polo graneleiro de Itacoatiara e a Companhia de Gás do Amazonas (Cigás).

Implantou também o programa Terceiro Ciclo, destinado a promover o desenvolvimento do interior do estado através da produção no setor primário.

Amazonino criou a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), em 2001, sendo esse considerado seu principal legado para o desenvolvimento social e econômico do Amazonas.

O sentimento do Poeta

Morre Amazonino Mendes, aos 83 anos Clube Amazonino
Ainda Menino já ouvia falar de Amazonino. 
Suas obras impactaram a vida do caboclo ribeirinho.
O seu carinho era real.
O terceiro ciclo fez o homem ribeirinho aposentar o remo,  trazendo o motor rabeta.
Fez o homem do roçado trocar o terçado pela motoserra e a roçadeira.
Fez o homem farinheiro, trocar o tipiti pela casa de farinha moderna e mecanizada.
Fez o jovem estudar através do sistema educacional tecnológico.
Construiu a UEA. Universidades do Estado do Amazonas, transformando o caboclo em mestre e Doutor.
Um visionário. Um homem do povo.
Obrigado Amazonino Armando Mendes.


Joilson Souza
,
Repórter Remanso

 

Comentários

  • Joilson Souza
    Responder

    Um sentimento real
    Um perda irreparável

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.