Não são apenas as empresas que estão na mira dos cibercriminosos. O conflito entre a Rússia e a Ucrânia, que não sinaliza para uma solução pacífica de curto prazo, deixou claro que os ciberataques podem ser uma arma letal. Neste mais de um ano de hostilidades, a Ucrânia registrou ataques cibernéticos a vários organismos governamentais e à sua infraestrutura.

Mas também em tempos de paz os governos já foram alvos de ataques, com o vazamento de dados sensíveis das populações dos mais diversos países, entre os quais o Brasil. Como as entidades governamentais coletam regularmente informações confidenciais de identificação pessoal dos cidadãos, desde detalhes sobre a previdência social até informações financeiras e dados de saúde é natural que elas também se tornem um alvo prioritário para os cibercriminosos.

“Na visão dos hackers as diversas esferas governamentais são vistas não apenas como alvos fáceis, mas também atraentes pelo fato de darem uma alta visibilidade às suas ações ilegais”, comenta Caio Sposito, country manager Brasil da Arcserve, a mais experiente fornecedora mundial de soluções de backup, recuperação e armazenamento imutável para resiliência unificada de dados contra ransomware e desastres.

Segundo o Relatório de Ameaças Cibernéticas da SonicWall de 2022 o volume global de ransomware disparou 105% ao ano e os números foram particularmente cruéis com os Governos. As tentativas de ransomware em entidades governamentais aumentaram impressionantes 1.885%. Isso é mais do que o dobro do aumento registrados pelos setores de saúde (755%), educação (152%) e varejo (21%) combinados.

“A receita para a proteção dos dados sob a guarda dos órgãos governamentais inclui a adoção de backups imutáveis. A cópia é feita em tempo quase real, o que permite que o sistema volte a operar mesmo no caso de um ataque bem-sucedido”, comenta Caio, que aponta o crescimento exponencial do número de dados gerados pelo setor público como algo que deve ser levado em consideração.

“Essa tendência indica que seus sistemas de armazenamento em breve atingirão o limite de suas capacidades. Os Governos precisam de uma solução de armazenamento escalável que possa acomodar um crescimento significativo de dados sem a necessidade de upgrades caros”, recomenda Caio Sposito, acrescentando que a escolha de soluções eficientes de proteção já disponíveis no mercado permitirá aos Governos protegerem seus dados confidenciais e usá-los para alavancar os serviços prestados aos seus cidadãos.

Sobre a Arcserve – A Arcserve, um dos 5 principais fornecedores globais de proteção de dados e provedor de plataforma unificada de resiliência de dados, oferece o mais amplo conjunto das melhores soluções da categoria para gerenciar, proteger e recuperar todas as cargas de trabalho de dados, de pequenas e médias empresas a grandes corporações, independentemente da localização ou complexidade

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.