Uma série de problemas que têm afetado a navegação na Amazônia será tema de um encontro de entidades sindicais do setor, no próximo dia 20 de agosto, em Porto Velho (RO). Trata-se do movimento de mobilização “Capital da Navegação“, promovido pela Federação Nacional das Empresas de Navegação Aquaviária (Fenavega) e que já passou por três estados do país.
Na quarta etapa do movimento os temas pautados são: garimpo e pirataria nos rios da Amazônia, dragagem e assoriamento, sinalização e transposição de troncos na hidrovia, privatização da Hidrovia do Rio Madeira, desburocratização da navegação na Amazônia, investimentos no porto público de Porto Velho e Centro de Treinamento de Aquaviários. O evento ocorrerá a partir das 9 horas, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil, OAB/RO.
O Sindicato das Empresas de Transporte Fluvial no Estado do Amazonas (Sindarma) pretende levar para as discussões do encontro as fragilidades da navegação amazonense e da região. Um dos pontos da pauta é o aumento da presença de garimpos ilegais ao longo do Rio Madeira, principalmente no trecho nas proximidades de Porto Velho. A atracação desordenada de balsas com dragas usadas na extração de ouro no meio do canal de navegação pode provocar graves acidentes entre embarcações.
“O Rio Madeira, que é nossa principal via para escoamento de grãos, vive um momento de transformação. O garimpo está muito intenso no rio e isso tem gerado conflitos com a navegação. Precisamos entender também o que está acontecendo no Rio Madeira em função das hidrelétricas que se instalaram perto de Porto Velho”, ressaltou o presidente do Sindarma, Dodó Carvalho.
O líder sindical destacou ainda que a mobilização de órgãos, entidades e agências reguladoras propiciará uma reunião de esforços para solucionar os problemas. “A intenção da mobilização é provocar a discussão entorno da região para as melhorias que podem ser implantadas no transporte fluvial. A Amazônia é uma região muito propícia para a navegação e, a Fenavega preocupada com os problemas do setor, promoverá o debate com a sociedade do que pode ser feito e o que é necessário para que possamos prestar um serviço melhor”, comentou Carvalho.
O diretor da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Adalberto Tokarski, participará do encontro. O Sindicato das Empresas de Travessia e Navegação, Transporte de Passageiros, Veículos e Cargas Lacustre e Fluvial do Estado de Rondônia (Sindfluvial) e outras entidades apoiam a quarta edição da mobilização.
A primeira edição da mobilização foi realizada março deste ano, em Belém. Na ocasião, as lideranças do setor discutiram questão da Poligonal do Porto de Manaus e de Belém, a cobrança de tarifa pela CDP para utilização do canal de acesso ao Porto de Belém, dentre outros assuntos, que envolvem o transporte aquaviário.
Em abril, as lideranças do setor brasileiro de navegação voltaram a se reunir no interior de São Paulo. O foco principal do debate foi a paralisação da navegação na Hidrovia Tietê-Paraná, que vem afetando o setor desde maio do ano passado quando o transporte de cargas foi interrompido para priorizar a geração de energia. Já no último mês de junho, os empresários e representantes sindicais debateram formação de aquaviários em Porto Alegre (RS).
Serviço:
Mobilização “Capital da Navegação”
Local: Rua Paulo Leal, nº 1.300, bairro Nossa Senhora das Graças, Porto Velho (RO)
Horário: 20/08/2015, das 9h às 12h
Inscrições e informações adicionais: (69) 3229-1091

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.

Novo Remanso
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.