Para trazer toda a magia do arraial, a decoração da mesa junina é item primordial. Apaixonada por esse momento tão especial na vida dos brasileiros, a Yoki sugere dicas de decoração no conceito Do It Yourself – DIY (Faça Você Mesmo) com detalhes sutis e fáceis de fazer usando elementos e acessórios que remetem aos festejos juninos.
Arranjo de flor – A presença de um girassol ou outra flor dá vida à mesa junina. A flor, mesmo que artificial, ganha ainda mais destaque na mesa quando aplicada em meio a outros elementos da época, como o tecido xadrez, detalhes rústicos em madeira e os pratos e bebidas juninos. O vasinho criativo para colocar um girassol se faz usando uma lata de alumínio vazia (pode ser de leite condensado ou de milho), palitos de sorvete e um tecido de renda. Cole os palitos ao redor da lata e envolva a decoração com uma ou duas faixas do tecido de renda. Dentro da lata preencha com arroz para dar sustentação ao girassol ou outra plantinha artificial.
Bandeirinhas juninas – Impossível pensar em decoração junina sem as bandeirinhas coloridas. Os papéis coloridos recortados e presos no barbante criam um cenário acolhedor quando colocados no alto e próximo às lâmpadas. A ideia é que as bandeirinhas também sejam usadas para revestir cestos e decorações dentro da mesa.
O processo de criação das bandeiras é simples e necessita de tesoura, papéis (pode ser sulfite colorido ou folhas estampadas) de cores diferentes, cola branca e barbante (ou linha). Pegue uma folha retangular e dobre ao meio unindo pela altura (e não pela largura). Com a folha dobrada, use a tesoura para fazer um corte transversal (inicie o corte na metade do comprimento) serão formadas duas bandeirinhas! Repita o processo com outras cores. Para não errar, crie um molde de bandeirinha para ajudar no recorte.
Depois que as bandeirinhas estiverem prontas, faça uma pequena dobrinha na bandeirinha já aberta para que o barbante e a cola passem por dentro e sejam coladas. Tecidos e panos estampados resgatam a essência do ambiente rural e podem ser usados entremeando as folhas coloridas. Folhas em formato xadrez ou em bolinhas também dão um visual bonito! Explore a imaginação!
Mesa decorada – Quando o assunto é mesa decorada para a festa junina, logo vem à mente uma toalha de mesa xadrez. Simples. Mas existem maneiras criativas de cobrir a mesa no clima festivo de arraial com toque personalizado.
Uma delas é cobrir a mesa com juta, tecido rústico de tonalidade suave de marrom. O colorido da mesa sobre o tecido de juta pode ser feito com cortes de tecido chita, que é um pano estampado de flores. A chita com estampas é encontrada em lojas de tecido por preços acessíveis.
Decore a mesa com três ou mais tecidos de chita. A metragem depende muito do formato da mesa. Dicas: use fita dupla face nas laterais do tecido para formar bainhas e, assim, criar um visual mais bonito, e customize a borda do tecido em formato de bandeirinha.
Cesta – Que tal trocar a cestinha de mesa por um chapéu de palha na decoração? Coloque o chapéu de cabeça para baixo e preencha de paçocas. As paçoquinhas da Yoki já vêm embaladas por unidade para impedir que o doce seja manuseado por outra pessoa antes do consumo e são ideais para colocar na cavidade do chapéu que servirá como cesto. O chapéu pode ser colocado também sobre aparadores para que os convidados tenham sempre os quitutes próximos.
Confira mais novidades sobre a festa junina na página da Yokermesse: www.festajunina.com.br, plataforma de ativações da marca criada para vivenciar toda a alegria das festividades.
Comentários